Vasco Sousa Cotovio

Nasci e fui criado em Lisboa, onde estudei grande parte da minha vida: das Ciências Económicas, no secundário, ao curso de Comunicação Social e Cultural na Faculdade de Ciências Humanas da UCP.

A mudança de ares aconteceu mais tarde, já depois de ter acumulado quase 3 anos de experiência profissional em jornalismo. De Lisboa para a Queen Mary, University of London, onde relembrei autores, consolidei ideias e, sobretudo, onde adquiri novos conhecimentos. Viver no estrangeiro tem sido uma etapa importante no meu crescimento pessoal e profissional, tendo-me permitido expandir horizontes e ganhar novas ferramentas.

Do secundário ao mestrado em Relações Internacionais, todas as escolhas, tiveram em conta o objectivo que tenho de um dia me tornar repórter de guerra. Acredito que é um dos momentos onde o bom jornalismo é mais necessário e pretendo dar o meu contributo.

Além de jornalista sou praticante de artes marciais. Treino Taekwondo Songahm desde os 16 anos e sou cinturão negro desde 2010. A dedicação ao desporto deu frutos quando em 2012 estive presente no campeonato do mundo da modalidade e fiquei entre os 10 melhores. O maior desafio será aquele em que me preparo para abraçar, com a entrada no curso de instrução.

Interesso-me ainda pela escrita, enologia e por viajar.